quarta-feira, 28 de julho de 2010

Produto final - Chávena e pires

A chávena, utilizando a escala humana para elucidar o seu tamanho.
Aspecto da totalidade da chávena, desta vez por um dos seus lados.
Aspecto geral numa perspectiva de topo sobre a chávena.

Aspecto de um dos pires
Fundo do pires

Aspecto geral das peças



terça-feira, 29 de junho de 2010

Processo 2

Um outro link que muito bem explica este processo: http://www.slideshare.net/arnaut/modelao-em-barro

Pormenor do que anteriormente foi descrito. O "primeiro" barro liquido a entrar em contacto directo com o interior do molde (a nossa forma) é o primeiro a secar. Após 20 minutos intactos - apenas com o intermédio de ser um pouco mais enchido deste material, uma vez que o molde naturalmente suga parte do barro... - este é o aspecto dos dois moldes distintos a terem o mesmo comportamento. Consegue-se avistar uma "fronteira" do que já está mais sólido e do que não está.
Imagem dos moldes enchidos com barro liquido. Convenientemente deve-se limar todas as arestas exteriores do nosso molde, de modo a que uma vez preso, o material a prender (corda, elástico, fio, etc.) o faça o mais apertado possível para não escorrer barro liquido para fora.

Pormenor da barbotina a ser utilizada para enchimento dos moldes. Estes, uma vez que enchidos deste material - também designado por barro liquido - começarão a delinear e determinar a nossa peça final. O barro será lentamente sugado, e é conveniente que uma vez que tiver esse comportamento, seja novamente enchido, ainda que seja pouca quantidade. Após novamente "coberto" deste material, ao fim de uns 20 minutos procede-se à retirada de todo o material liquido que ainda resta no nosso molde. Este será a maioria do seu total inserido, que ao fim deste tempo, todo o material que entre em contacto directo com o interior do molde, à partida estará bem mais "sólido" - ainda que bastante plástico - do que o restante material que não está em contacto com as formas do molde.
Ao fim deste tempo, é espectável que a contracção adquirida seja na ordem os 4/5 mm - A espessura adquirida pela nossa peça.


Idem
Outro cutelo

segunda-feira, 28 de junho de 2010

?!!?

E porque é que não consigo postar mais nada!?
Há limite diário de upload de imagens ?!




WTF? Pictures, Images and Photos

Processo 1

Pormenor
Aspecto final dos 3 cutelos que formam a chávena.


idem
Prepara-se um cutelo, pronto a ser enchido com gesso.
Nota: Após bem preso por 4 madeiras - ou algo que muito preso determine uma "fronteira" - o gesso é colocado e espera-se uns 20 minutos até que este aqueça e nos "diga" que tá pronto a ser retirado.
Nota 2: Nunca, por nada do mundo esquecer de colocar o desmoldante feito à base de sabão...
Após alisamentos e correcções de imperfeições, este é o aspecto geral da chávena isolada. Este registo complementa a fase em que os cutelos da chávena estão a ser preparados, e a sua boca de enchimento também.
Hei-lo...
Aspecto da peça de preparação para a pega. Esta foi concebida posteriormente ao corpo da chávena em si, e com destino a ser unida à chávena quando estas finalmente estiverem concluídas. Avista-se um cutelo...
Mais maneirinho não?
Algo começa a ficar definido...
Aspecto da "forma" que originou este bloco maciço.
Com serras vai-se talhando...e aprende-se que dá bem mais jeito ter apoios no braço e pulso...
Através de linhas e charneiras, determinando locais e cortes, aqui se começa a definir o seu aspecto exterior.
Nota: Gesso - interiormente muitooo humido

Back

Após uma media/longa ausência pelas vias cibernauticas, decidi reaparecer.
Tenho por estes últimos tempos estado nas oficinas - ou laboratórios como lhe queiram chamar - de modelos e protótipos a conceber aquele que, por mutuo acordo entre mim e o professor Diamantino tínhamos acordado como o ultimo projecto, a decorrer para esta unidade curricular - Modelos e protótipos.
Fora acordado que o projecto a seguir, seria a concepção de uma chávena de café, e posteriormente um "pires" para complementar. Devo antes de mais, agradecer todo o apoio que me foi dado por todos os professores e técnicos, que durante todo o tempo que frequentei estes laboratórios, que, para além de determinantes, foram incrivelmente pacientes com alguém que nunca tinha lidado com este tipo de desafio.
Um especial obrigado ao professor (ou como é designado na comunidade IADE) técnico Miguel, por todo o suporte constante, que contribuiu - e de que maneira! - para o desenvolvimento projectual desta minha simples chávena.

Por momentos, dado o fluxo de trabalho e acumulação do mesmo, esqueci-me de registar determinados momentos, que seriam importantes para uma melhor compreensão deste processo, e como tal, peço desculpa pela distracção fatal.
Também, e em consequência do acima descrito, bem melhor do que qualquer descrição minha sobre os métodos "passo-a-passo" deste projecto, deixo essa mesma explicação a cargo de dois links que encontrei aqui, e que me ajudaram bastante a compreender tudo o que fiz posteriormente. ~

Um muito obrigado a todos.


Diogo



quarta-feira, 12 de maio de 2010

ECHO!




Terminé ;)




Mais uma vez, muito obrigado professor diamantino!




segunda-feira, 3 de maio de 2010

Thermwood - 5 Axis CNC Router at John Cox's Creature Workshop

Esqueçam lá a musica...

Concept car CAD/CAM- CNC 5 axis machining

Resultado final


Aspecto oficial e final do corte do meu assento.
:)

Vídeo de execução dos cortes em CNC

Aqui deixo-vos com um pequeno vídeo do corte pela máquina de CNC e consequentemente o seu resultado posterior.

Material utilizado: Placa de PVC rígido Cinza com 3mm de espessura, de 2000mm X 1000mm, divididos em 3 partes.
Fresa de 3mm.
Máquina de corte CNC. - Sala de Modelos e Protótipos.


PS- Um especial obrigado ao professor Diamantino, assim como ao professor Vasco, por todo o apoio prestado, antes, durante e após a concepção desta peça.

Definição do resultado final do assento

Primeiras intenções, a delinear áreas - ou possíveis - de corte, aliando coerentemente ao seu propósito e conceito.
" Keywords : Folha, natureza, orgânico, design, etc. "
De igual modo, na ultima imagem se verificará que as linhas de contorno foram adulteradas no seu outline, deliberadamente e apenas para melhor ser possível de observação.

Esquema estrutural em forma de cruz - suporte básico de ausência de corte, de modo à sua totalidade
ser auto sustentável.






Resultado final, pronto a ir ao corte.
Foram utilizados, o verde para o interior e vermelho para o exterior, como cores escolhidas para diferenciar o local preciso onde a máquina de corte CNC irá actuar, colocando a sua fresa (de 3 cm - a escolhida para actuar no pvc rígido) na linha preta, a linha original do desenho final.
As cores aqui, estão bastante mais grossas do que na versão final e original, mas propositadamente assim as coloquei para melhor serem visualizadas.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mãos à obra...

Riscadores, cortantes, bases, réguas e aristos... Mesa de trabalho.

Alguns esboços... baseados nas pesquisas anteriores...


Delimita-se a área de ocupação...


Determinam-se os eixos e zonas de corte - As artérias subjacentes estruturais.

Forma completa!Aspecto completo! Já se deslumbra um final...

Começa-se a delinear os cortes interiores...



Uma vez que o interior esteja totalmente cortado, o exterior vai à faca também...



Este é o resultado final. É um facto que os meios cortes indicados e executados (1/3 do tamanho total) demonstram que existiu um pensamento no sentido de encarar esta solução como um conjunto de "acento + estrutura", ainda que o que fosse pedido especificamente no briefing fosse um ASSENTO (ponto).

No entanto, sem a aplicação desses mesmos meios cortes, a estrutura invariavelmente acaba num assento, como igualmente foi pensado também, sem esta solução não descartar a possibilidade de ser só o assento, ausentando-se da sua estrutura de banco, ou cadeira... como é-nos demonstrada através da penúltima imagem.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Pesquisa 2





Pormenor do aspecto exterior do estádio olímpico de Pequim, para os jogos olímpicos de 2008.


Exemplo de tácticas utilizadas numa equipa de futebol feminino. Inspiração em paralelismo com as suas estruturas, que se complementam, tornando estas conjugadas em ritmo harmonioso.


Cybertecture Egg - Mumbai, India



"The 32,000 sq m egg-shaped building will combine “iconic architecture, environmental design, intelligent systems, and new engineering to create an awe-inspiring landmark in the city.”




"Engenharia (do latim ingeniu = "faculdade inventiva, talento") é a arte, a ciência e a técnica de melhor aplicar e conjugar os conhecimentos especializados (científicos) de uma determinada área de conhecimento com a sua viabilidade técnico-económica, para produzir novas utilidades e/ou transformar a natureza, em conformidade com devidamente planeadas e em observância aos imperativos da preservação ambiental e da conservação ambiental, na escala que se fizer imperativa."

2º Desafio - Pesquisa












"A expressão Natureza (do latim: natura, naturam, naturea ou naturae) aplica-se a tudo aquilo que tem como característica fundamental o facto de ser natural: ou seja, envolve todo o ambiente existente que não teve intervenção antrópica.
Dessa noção da palavra, surge seu significado mais amplo: a Natureza corresponde ao mundo material e, em extensão, ao Universo físico: toda sua matéria e energia, inseridas em um processo dinâmico que lhes é próprio e cujo funcionamento segue regras próprias (estudadas pelas ciências naturais). "